Paixão x Amor

Paixão é um sentimento de certa forma egoísta, uma forma de dependência química que a evolução achou como forma de manter os casais unidos até que a prole (filhos) esteja suficientemente desenvolvidos, fazemos de tudo pela pessoa, para estar com a pessoa, a presença da pessoa do nosso lado faz nosso cérebro liberar hormônios que nos dão sensações de prazer.
Todos os animais que precisam que o casal fique junto até certo ponto depois do nascimento da sua cria se apaixona.
Isso é desencadeado por uma compatibilidade química, feromônios, hormônios, sistemas imunológicos complementares, etc.
É possível se apaixonar mais de uma vez pela mesma pessoa, mas é impossível se apaixonar por mais de uma pessoa simultaneamente.


NÃO ESCOLHEMOS POR QUEM NOS APAIXONAMOS.

Amor é um sentimento muito mais humano, senão exclusivo, o amor é um sentimento altruísta, oriundo do carinho, cumplicidade, paixão, admiração, etc. Acredito que precisamos de muito tempo, senão anos p/ podermos dizer que amamos alguém...
Acho que amor não se conjuga no passado, não se deixa de amar alguém, se o sentimento mudou, não era amor, era só paixão.
Chamo o amor de altruísta pois quando amamos alguém não importa se ela está com outra pessoa, a única coisa que importa é que ela esteja bem, esteja feliz, mesmo longe de voce.
É perfeitamente possível amarmos mais de uma pessoa simultaneamente, porém acredito que a grande maioria de nós ainda não sabe o que é amar alguém, com exceção de família e amigos é claro, pois não nos permitimos que seja possível amar alguém devido ao pouco tempo que ficamos com as pessoas, preferimos trocar de parceiro(a) a tentar resolver as diferenças, não dando tempo p/ que conheçamos o amor.

Acho ridículo pessoas que se conhecem a poucas semanas e passam dizendo "eu te amo" o tempo todo, eu nem gosto de escutar "eu te amo" pois não tenho ficado tempo o suficiente com as pessoas p/ que isso fosse possível. Acho uma enorme banalização do sentimento. Acho muito mais sincero um "eu te adoro" ou um "eu estou apaixonado(a) por voce".

Se voce tem dúvida se ama alguém, voce não ama; se voce tem certeza que ama, voce não ama, está só apaixonado; se voce se pegar "dando a vida" por alguém, sendo que a pessoa pode nem saber que voce a ajudou, sendo que ela pode ou não estar com voce, voce provavelmente ama e não sabe.


Nenhum comentário: